quinta-feira, 30 de setembro de 2010

QUAL É O TEU TORMENTO

A propósito do Lázaro e da compaixão deixo aqui as palavras de Simon Weil:
"Não é apenas o amor de Deus que tem por substância a atenção. O amor ao próximo, que sabemos ser o mesmo amor, é feito da mesma substância. Os infelizes não precisam de outra coisa neste mundo que de homens capazes de lhes prestarem atenção. A capacidade de prestar atenção a um infeliz é coisa muito rara, muito difícil; é quase milagre; é um milagre. Quase todos os que crêem ter esta capacidade não a têm. O calor, o ímpeto do coração, a piedade não são suficientes.
A plenitude do amor ao próximo é simplesmente ser capaz de lhe perguntar: "Qual é o teu tormento?". É saber que o infeliz existe, não como unidade numa colecção, não como um exemplar da categoria social etiquetada "infelizes", mas enquanto homem exactamente semelhante a nós, que foi um dia atingido e marcado com uma marca inimitável pela infelicidade. Para isso é suficiente, mas indispensável, saber pousar sobre ele um certo olhar".

(Simon Weil. Espera de Deus, Assírio & Alvim)

1 comentário:

flor disse...

Sim é verdade Não e apenas o amor de Deus que tem por substância a atenção... O amor a Deus é pensar no irmão que sofre que chora, que não tem roupa com que se cobrir nem pão com que se alimentar. O Amor a Deus é , antes e acima de tudo, é ser humilde e saber servir o proximo e ter amor por ele com espirito de verdadeira caridade. È ser irmão. os infelizes quem lhe presta atenção são poucos e é um milagre mas louvados sejam essas pessoas , o calor e o ímpeto do coração e a piedade não são suficientes é bem verdade mas ja é tao bom isso mas não chega .... È mesmo perguntarlhe qual o teu tormento? mas falta-nos a coragem as vezes ... Mas tentemos fazer esta pergunta ao nosso proximo e a nós mesmos ::::: Qual o teu tormento????? Para mim as vezes tanbem estou infeliz e no fundo tenho sempre uma tristeza e nunca passa e porquê ? porquê não é so um tormento são alguns eu bem tento ser feliz mas eles persistem ... Tanbém sera de mim que sou muito fragil nem sei se sera a palavra mais adequada....Mas uma coisa é certa todos nos temos tormentos que se resumem só num... o infeliz é uma pessoa como outra é verdade e o que ele precisa é de amor atenção e alguem que lhe pergunte qual e o tormento e ai pousemos sobre ele um certo olhar de compaixão e um olhar que lhe da certeza que nunca o abandonaremos . Gostei muito deste texto , o amor é feito todo da mesma substancia , Obrigada..... por estar sempre presente.....