terça-feira, 21 de setembro de 2010

"vive como as flores"

Num antigo mosteiro budista, um jovem monge questiona o mestre.
"Mestre, como faço para não me aborrecer?
Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes.
Algumas são indiferentes.
Sinto ódio das que são mentirosas.
Sofro com as que caluniam".
- "Pois viva como as flores!", advertiu o mestre.
- "Como é viver como as flores?" - perguntou o discípulo.
- "Repare nestas flores", continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim.
- "Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo o que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o odor das suas pétalas. É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles e não são seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo o mal que vem de fora. Isso é viver como as flores!"

1 comentário:

FLOR disse...

Belo texto... e imagem..um pouco do que se passa neste texto é o que se passa nas nossas vidas.. Sofremos com estas coisas mas é verdade que não nos deviamos afectar com elas deviamos ser como as flores , enbora vivamos num anbiente e encontramos pessoas que nos fazem sofrer e nos magoam d tantas maneiras, não deijemos e nao permitamos que nos angustiem.. è assim que devemos agir, mas eu quando os que me rodeiam estão mal eu estou mal se estão bem eu estou bem sofro com eles e alegrome com eles, devia ser mais moderada mas quem manda no coração!!!Por vezes não é sabio da minha parte bem sei.Adoro flores são belas e perfumadas e puras... À pessoas que conheso que vivem como as flores são essas que me dão forças para continuar , obrigada..vou seguir o concelho assino os meus comentarios com o nome de flor porque gostava de ser uma flor ......Bom dia.... GOSTEI MUITO..